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Meu primeiro Ano Vegetariana - O que aprendi, como está sendo, dúvidas e aprendizados



No dia 04 de Janeiro, completei exatamente um ano sem carne. A decisão de me tornar ovolactovegetariana surgiu após muito refletir sobre o real motivo de tirarmos a vida de animais inocentes para alimentação. Na minha cabeça não fazia sentido isso, e quanto mais divagava entorno do assunto, mais certeza eu tinha de que parar de me alimentar deles seria minha melhor conduta.

Na época, inclusive, criei este post aqui e o vídeo abaixo falando sobre essa decisão:


Pois bem... De lá para cá muita coisa aconteceu, mas minha decisão só foi afirmada e reafirmada... Não me arrependi de parar de comer nem só um instante. Aos poucos fui, inclusive, registrando alguns aprendizados em vídeos como este em que conto minhas impressões nos primeiros meses sem carne, neste em que falo sobre empresas que fazem testes em animais, e neste, em que indico um livro incrível falando sobre a trajetória da jornalista Samira Menezes, no mundo do vegetarianismo.

...Falando em registros e etapas, vamos ao foco do post de hoje...! :D

Um Ano Sem Carne...


Para comemorar meu primeiro ano ovolactovegetariana, fiz o vídeo abaixo falando sobre minha experiência, dou algumas dicas e sano algumas dúvidas que foram desmistificadas ao longo deste tempo (espero que gostem!):


Resumindo, dentro do vegetarianismo existem algumas vertentes, que são basicamente:

1 - Ovolactovegetariana:
Eu me encaixo nesse parâmetro. Os ovolactovegetarianos não comem mais nenhum tipo de carne (nem vermelha, nem branca), mas ainda consomem leite, ovos e derivados.

2 - Lactovegetariana:
O lactovegetariano além de não consumir nenhum tipo de carne, não come ovos e derivados. Posso dizer que é um grau acima do ovolactovegetariano.

3 - Vegetariano Estrito:
O vegetariano estrito não consome carne, ovos, leite e derivados. Além disso não comem mel de abelha, por exemplo... Nada de origem animal.

4 - Vegano:
O vegano não aceita NENHUM tipo de exploração animal. Isso faz com que a carne, leite, ovos, derivados e demais alimentos de origem animal sejam abominados do cardápio deles. Além disso, o vegano não frequenta locais que podem haver algum tipo de exploração como zoológicos, circos com animais, clubes aquáticos com apresentação de animais (...) não usam nenhum tipo de roupa e acessórios em couro, lã (...) e nem usam nenhum tipo de cosméticos e produtos testados em animais...

Diferente do que muitos pensam, parar de consumir carne não é benéfico apenas para os animais que estarão fora do "abate". É benéfico também para nós seres humanos, que precisamos de um meio ambiente equilibrado para viver.
Como dizem, "o buraco é mais embaixo", e o consumo de produtos de origem animal (carne, produtos derivados do leite...) estão ligadas diretamente ao desequilíbrio de nosso meio ambiente, à poluição, desperdício de recursos, efeito estufa...

A página Anda - Agência de Notícias de Direitos Animais selecionou seis ótimos documentários que mostram exatamente isso: O impacto dos animais no meio ambiente. Se você quiser saber mais, dá uma olhada neste post! ;)

semente de linhaça

Os benefícios da Linhaça:

Apesar de não ter uma ligação direta com o assunto do post, menciono no vídeo, a linhaça e seus benefícios. Você pode saber mais sobre ela neste, neste e neste link, mas resumindo:
A semente de Linhaça é considerada um alimento funcional, pois contém além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Além disso, na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Segundo a página SEGS, essa semente é rejuvenescedora, ajuda no combate ao peso, auxilia no combate a anemia, no combate ao câncer de mama, próstata, colon, pulmão (...), no combate a acne, equilíbrio hormonal (reduzindo os sintomas da TPM e menopausa), auxilia no controle Diabete (da glicemia), favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue(...) veja a lista de benefícios aqui.

Lembrando que nosso dente não consegue "cortar" a casquinha da semente para chegar a todos estes benefícios, então é aconselhável que você compre a farinha da linhaça, ou faça igual eu: Coloque todas as sementes em um liquidificador e bata até que a linhaça se dissolva transformando-se em farinha! ;)

Espero que vocês tenham gostado do post e do(s) vídeo(s), meus amores! Se eu tiver esquecido de alguma informação, me avise pelos comentários que eu adiciono! Caso você tenha gostado, e queira me dar uma força, se inscreva no canal! Não vai demorar dois segundos, e me dará uma força danada! :D

E você... É vegetariano/vegano? Já pensou em ser, em algum momento da sua vida? Deixe seu comentário! ;)

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