10

Filme "The Quiet Ones" [Resenha]


Filme The Quiet Ones | A Marca do Medo
Crédito de Imagem: Terrorama

FICHA TÉCNICA:
Título Original: The Quiet Ones
Título no Brasil: A Marca do Medo
Data de Lançamento: 11 de Abril de 2014
Gênero: Terror
Duração: 1h 38Min
Direção: John Pogue

Recentemente assisti com a minha irmã ao filme The Quiet Ones (A marca do medo) pelo Netflix. Logo de cara eles informavam que era algo baseado em fatos reais, o que já me deixou curiosa, e me fez prestar mais a atenção.

O filme tem um contexto bastante interessante: O professor universitário Coupland (Jared Harris) durante uma de suas aulas pergunta aos alunos o que são fenômenos sobrenaturais, e se é possível provar que eles existem. Após perceber que nenhum dos estudantes consegue responder às perguntas, decide formar uma equipe com três alunos. O foco é provar que todos esses fenômenos sobrenaturais na verdade são frutos de energia humana negativa, ou seja, é tudo "coisa da nossa cabeça". Para isso, ele, e sua equipe realizam uma série de experimentos em uma moça chamada Jane Harper (Olivia Cooke). Ela está aparentemente possuída por demônios. O grupo então, a isola dentro de um casarão, e começam a realizar vários testes nada ortodoxos. A ideia era fazer com que "os poderes paranormais da menina se manifestassem". Desta forma eles poderiam provar sua teoria... Mas as coisas começam a desenrolar de uma forma que eles não previam...

Filme The Quiet Ones | A Marca do Medo
Crédito de Imagem: Cinepop
O que eu achei do Filme?
Achei a temática bastante interessante. Não gostei do 3D usado em uma das cenas da menina possuída. Ficou muito pouco natural, e na minha opinião, podiam ter usado outras formas para chegar no fim desejado. (Eu geralmente não gosto do 3D usado em filmes de Terror... Acho que sou meio chatinha pra isso...)

Gostei do fato de terem colocado um romance no meio, e do desfecho ter sido bem diferente do previsto. Gosto de filmes assim... Que tem um desdobramento diferente do que esperávamos.

Não é um filme para sustos, mas tem uma boa trama. Eu gostei! (:

Suposta foto real do grupo de Experimentos do filme "The Quiet Ones"
Suposta foto real do grupo de Experimentos do filme "The Quiet Ones
Sobre ser ou não, baseado em fatos reais...
No final do filme, durante os créditos, eles mostram fotografias de pessoas que seriam supostamente as reais (esta acima é um exemplo. Supostamente estes são os integrantes reais do grupo de experimento), porém por curiosidade resolvi pesquisar e as coisas não foram nada parecidas com as contadas no filme. Na verdade, acho que de real na foto, foi apenas a existência do tal professor (que não é esse ai) e o experimento... De resto, foi tudo diferente! Acredito que criaram essas fotografias para "dar um tom mais real" à história contada... :p

Enfim... Indiferente de fotografias reais ou não, o tal experimento realmente existiu, mas foi um bocadinho diferente. Se você quiser conhecer, a história real, leia esse artigo. The Quiet Ones foi um filme baseado em fatos ocorridos na Sociedade de Pesquisas Psíquicas de Toronto, nos anos 70, onde parapsicólogos tentaram criar um fantasma para provar que eles são, na realidade, produtos da mente humana. No link citado eles não só descrevem com detalhes a verdadeira história, como colocam trechos de sessões do grupo e contam como ocorreu exatamente o "Experimento Philips". Muito interessante! Vale a pena olhar lá! ;)

Trailer do Filme:



Gostou do post?! Então curta o JB no Face e faça essa blogueira feliz! Não vai levar nem um segundo! Basta clicar no botão "Curtir" logo abaixo! ;)

10

Deixe seu comentário no Formulário abaixo: