10

#DicasDeLivros - A Culpa é das Estrelas (John Green)



"...agora que eu amava uma granada foi que entendi a bobagem que é tentar salvar os outros da minha própria explosão iminente..."

Hazel Grace
Conforme prometido, hoje temos novidades. Estamos inaugurando uma nova tag: #DicasDeLivros! (Obá! o/)

Para começar bem, vamos iniciar com este livro que tem encantado milhões e milhões de pessoas por todo o mundo. São FanArts, Cosplayers, produtos, e se bobear, até fã clubes para os personagens (oi?!)... Este livro virou uma verdadeira febre entre seus leitores, e se você ainda não conhece, não perca mais tempo, e adquira logo o seu. Dica de amiga... Ele é perfeito! Devorei as últimas 100 folhas em uma noite! ;)

A Culpa é Das Estrelas (ou, em inglês, The Fault In Our Stars) conta a história de Hazel Grace, uma garota de quase 17 anos, terminal de Cancêr, que após ser levada pela sua mãe a um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, conhece Augustus Waters, que teve a doença, mas atualmente está SEC (Sem evidência de Cancêr). Um rapaz atraente e que lhe chama a atenção logo de cara:

"Eu tinha quase certeza de nunca ter visto aquele cara na vida. Alto e magro, mas musculoso, ele fazia a cadeira de plástico, daquelas usadas em sala de aula, parecer minúscula. Cabelo acaju, liso e curto. Parecia ter a minha idade. talvez um ano mais velho, e estava sentado com o cóccix na beirada da cadeira, uma postura péssima, com uma das mãos enfiada até a metade no bolso da calça jeans escura(...)"
Hazel Grace, pag. 16

Para "piorar", Augustus não parava de encará-la. Era nítido que havia "algo ali". Era apenas o início de uma grande paixão.

A Culpa é Das Estrelas teria tudo para ser um dramalhão, se não fosse a sensibilidade do autor. É uma leitura agradável, capaz de tirar desde lágrimas, a risos sinceros. Lemos tudo em primeira pessoa, e Hazel narra seus fatos com palavras próprias de uma adolescente de sua idade.

Apesar do tema pesado, a trama nos prende até o final e aborda tudo com muita sutileza. Além disso, não ficamos presos aos fatos próprios de sua doença. Dentro do livro há um outro livro. O predileto de nossa "heroína", o único escrito por Peter Van Houten. Um livro sem final.

Este livro sem final chama-se Aflição Imperial, e conta a história de uma garota chamada Anna, que passa por uma situação parecida com a de Hazel: "Diagnosticada com um tipo raro de Leucemia, vive com sua mãe de um olho só - uma paisagista obcecada por tulipas em uma cidadezinha da califórnia". Hazel tece aí um paralelo entre a personagem e sua vida. As duas possuem, inclusive, formas de pensar muito semelhantes, e Hazel tenta entender o motivo do livro não ter final. Sim... Ele foi "finalizado" no meio de uma frase, sem pontos ou explicações. Era uma parte decisiva da história, em que a mãe de Anna está prestes a se casar com "o homem das Tulipas". Um senhor rico e com ideias bastante excêntricas a respeito de como curar o câncer. O problema é que Anna acha que ele é na verdade, um vigarista e que talvez não seja nem mesmo holandês. Paralelo a isto, a personagem está iniciando um tratamento meio doido envolvendo grama de trigo e pequenas doses de arsênio... Momento este, em que o livro termina

Entendi que a história acabou porque a Anna morreu ou ficou tão mal que não conseguiu mais escrever, e que essa coisa de interromper a frase no meio pretendia refletir o modo como a vida acaba de verdade, e sei lá o quê, mas havia outros personagens além da Anna, e parecia injusto eu não poder saber o que aconteceu com eles. Escrevi, por intermédio do editor dele, várias cartas para o Peter Van Hounter, cada uma pedindo respostas para perguntas relativas ao que acontece após o término do livro: se o Homem das Tulipas Holandês é um vigarista, se a mãe de Ana acaba se casando com ele, o que acontece com o hamster da Ana (que a mãe odeia), se os amigos de Anna concluem o ensino médio... essas coisas. Mas ele nunca respondeu a nenhuma das minhas cartas.

Hazel Grace. Pags 51 e 52
A falta de retorno do autor, e a busca incensante de respostas, gera então uma nova aventura em suas vidas. Em busca de realizar seu desejo, Hazel, ao lado de Gus, atravessa o Atlântico. Tudo para conhecer seu ídolo Peter Van Houten em Amsterdam. Esta viagem marcará a vida dos dois.

Será que o encontro com Peter dará certo? Será que Hazel finalmente saberá o desfecho da sua história sem final?
Não vou contar para não perder a graça, mas sugiro que leiam. O final é surpreendente, contando inclusive com uma grande reviravolta do "destino". Mais que um drama, esta é uma história de amor, amizade e reflexão.

OBS: A "pouco" tempo foi anunciado o filme baseado no livro. Protagonizado pela atriz Shailene Woodley(Hazel Grace), e Ansel Elgort(Augustus Waters), ele será lançado ainda este ano. O primeiro Trailer também foi disponibilizado após uma "cópia não autorizada" ser divulgada pela internet causando alvoroço entre os fãs.
Eu mesma, já estou louca para assistir o filme, que tem tudo para ser tão perfeito quanto o livro.

Assista logo adiante, ao Trailer. Selecionei também alguns produtos inspirados no filme, fanArts e fotos Cosplayers dos personagens! ;)

Editora: Intrinseca
Autor: John Green
Ano: 2012
Número de Páginas: 288

Sinopse
Os adolescentes Hazel e Gus gostariam de ter uma vida normal. Alguns diriam que não nasceram com estrela, que o mundo deles é injusto. Os dois são novinhos, mas se o câncer do qual padecem ensinou alguma coisa, é que não há tempo para lamentações, pois, se aceitamos ou não, só existe o hoje e o agora. E assim, com a intenção de realizar o maior desejo de Hazel - conhecer seu escritor favorito - ambos cruzarão o Atlântico para uma aventura contra o tempo, tão catártico quanto devastador. Destino: Amsterdam, o lugar onde reside o enigmático e mal-humorado escritor - a única pessoa que talvez possa ajudar-lhes a encaixar as peças do enorme quebra-cabeça onde se encontram.

Trailer do Filme:



Produtos relacionados ao livro:

Capa para iPhone 5/5S
Compre: iPhone Store

Anel Okay? Okay.
Compre: B-Sides Fashion

Camiseta Hazel e Gus
Compre: Moloko Psicodélico


Colar Okay? Okay.
Compre: B-Sides Fachion

Almofada
Compre: Moloko Psicodélico

Almofada Okay? Okay.
Compre: SA Store



FanArts dos Personagens:

By Loorae


By Andiree


Siminib


HarpyMarx

Autor desconhecido.


By Laia

Ilustração baseada nos personagens Hanzel Grace e Augustus do livro "A Culpa é Das Estrelas"
By Jéssica Guedes


Alguns Cosplayers:


Gostou do post?! Então curta o JB no Face e faça essa blogueira feliz! Não vai levar nem um segundo! Basta clicar no botão "Curtir" logo abaixo! ;)

10

Deixe seu comentário no Formulário abaixo: