10

Desconstruindo o Castelo - O Boom do Rá-Tim-Bum (Documentário) + Especial 18 anos de Castelo Rá-Tim-Bum


O post de hoje será especial para toda essa galerinha, que como eu, cresceu assistindo a Tv Cultura, e teve a infância marcada pelo Nino, Biba, Pedro e Zeca. São dois vídeos incríveis com depoimentos, curiosidades, entrevistas (...) Além disso, adicionei no final do post, algumas fotografias bem legais dos bastidores do Castelo! ;)

O primeiro vídeo, encontrei a pouco tempo, enquanto navegava pela internet. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado pelos alunos de Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi. Como o próprio nome diz, o documentário "Desconstruindo o Castelo - O Boom do Rá-Tim-Bum", desconstrói o Castelo que estamos acostumados a ver, e mostra tudo que "há por trás dele"... São depoimentos dos atores e equipe de produção, falam sobre a base pedagógica do programa, mostram making offs cedidos pela tv cultura, curiosidades, além de detalhes sobre os cenários, figurinos... Achei tudo o máximo!

O segundo vídeo foi produzido pelo cmais+ para comemorar os 18 anos da série (ele foi publicado em maio de 2012) e mostra um bate-papo das duas apresentadoras com o diretor do programa infantil,Cao Hamburguer, com o estilista Carlos Alberto Gardin(que desenvolveu as roupas dos personagens do castelo),com o Silvio Galvão (responsável pelos efeitos especiais) e com o Fernando Gomes (ventríloquo do Gato Pintado e Relógio), além de contar com depoimentos emocionantes do elenco e curiosidades interessantíssimas sobre o programa.

Castelo Rá-Tim-Bum foi sem sombra de dúvidas, um programa riquíssimo em qualidade, e marcou a infância de muita gente (inclusive a minha)... O programa alavancou a audiência da Tv cultura nos anos 90, e mostrou que é possível sim, fazer um programa de base educativa com qualidade e sucesso.

Foram ao total, 90 episódios, 1 especial de Natal, 800 figurinos, 6 mil horas de gravação, 250 profissionais envolvidos… ufa...

Agora, sem mais enrolação, assistam:


Desconstruindo o Castelo - O Boom do Rá-Tim-Bum


TCC realizado pelos alunos de Rádio e TV – 2010 – Universidade Anhembi Morumbi:
Fabio Singillo
Flavinha Carsall
Flávio Tavares
Guilherme Scarpari
Isa Spada
Karina Bufato
Laércio Franciolli
Maura Magalhães

18 Anos de Castelo Rá-Tim-Bum!



Estes dois vídeos me fizeram voar aos tempos de criança, quando minha única preocupação era tirar a nota boa na escola e assistir os programas da Tv Cultura... Sim... velhos e bons tempos..

Só senti falta da Cinthya Rachel (Biba)e do ator Wagner Bello (Etevaldo). Infelizmente, como comentaram nos vídeos, o Wagner faleceu de AIDS antes de gravar aquela que seria a última aparição de Etevaldo no programa (por isso o substituíram com a atriz Siomara Schroder. Ela fez o papel da irmã de Etevaldo, Etecetera). Bello, como era conhecido, morreu em 1994, semanas depois de descobrir a doença... :/

Outra coisa que me deixou de "bocaberta" foi saber que a Celeste não era feita por uma mulher, e sim por um homem(Álvaro Petersen Jr). Além disso, sempre achei que o Tíbio e o Perônio eram irmãos gêmeos de verdade (Lá vem o Tíbio e Perônio ) - não apenas na ficção!... Aliás... Foi interessante descobrir que o Perônio é o mesmo ator que interpretou o pai do Jaime Palillo da versão brasileira da novelinha infantil Carrossel (Henrique Stroetes)...

Fotografias dos Bastidores:


OBS: As fotografias acima foram retiradas do site interativo cmais+ 18 anos de Castelo Rá-Tim-Bum. Para ver mais, basta clicar aqui! ;)

E aí gente... O que acharam dos vídeos? Também gostaram? Aguardo os comentários de vocês! ;)

Créditos:Sentido Contrário | | Fala Celeste
_____________________________________________________________

Você poderá gostar também:
08 Brinquedos que marcaram nossa Infância - Anos 80/90
Saiba tudo sobre os atores do seriado Chaves!
20 Anos Depois, Will Smith canta o Tema de "Um Maluco no Pedaço"

Gostou do post?! Então curta o JB no Face e faça essa blogueira feliz! Não vai levar nem um segundo! Basta clicar no botão "Curtir" logo abaixo! ;)

10

Deixe seu comentário no Formulário abaixo: