10

Pixel Show 2010 (Quem não foi, perdeu!!!)



Eu sei que já faz muito tempo (logo completará um mês), mas foi tão incrível que gostaria de compartilhar um pouquinho deste meu sentimento com vocês!
Nos dias 16 e 17 de Outubro estive no Pixel Show aqui em São Paulo. Não foi a primeira vez, já que também assisti as palestras do ano passado. Foram ao total 11 palestrantes falando sobre os mais variados assuntos.
O evento é organizado anualmente pela editora Zupi e esta foi a sua sexta edição. A cada ano mais pessoas participam e o evento cresce.
O foco é inspirar desde o jovem designer/estudante (como eu) aos mais experientes na área, abordando os mais variados assuntos ( Design, arte, fotografia, ilustração, moda, cinema, games...) 
Eu sinceramente AMOOOO!!! Saio de eventos assim flutuando como se estivesse em outro mundo. Um mundo só meu com pessoas que pensam e se sente da mesma forma. Eu não sei explicar. É uma sensação maravilhosa que me faz ter a certeza de que é exatamente aquilo que eu quero para o resto da minha vida. Saio motivada, querendo crescer, criar e mostrar para o mundo o meu trabalho... É realmente especial.
Além das palestras, temos paralelamente espaço para exposições, festival de animação e motion, stands....Já estou louca para o evento do ano que vem... 
Estive o tempo todo ao lado de uma das minhas amigas de faculdade, Maria Fernanda (ou Mafeh). Tiramos fotos, filmamos e nos divertimos muito. Selecionei algumas das fotos para publicar aqui. Os vídeos por enquanto serão os encontrados no Youtube (os que eu mesma fiz que ficaram bem longos, estão muito pesados e a Mafeh ainda vai me passar... ) Como estão em inglês, vou pedir para minha irmã traduzir (já que eu não "manjo" nada), depois disponibilizo aqui para vocês!

Conheça abaixo um pouquinho de cada palestrante e seu trabalho:
                                                           Bobby Chiu  e Kei Acedera                                        
Ilustração de Bobby Chiu
Bom... Como já comentei, foram vários palestrantes... Um melhor que o outro, mas o apice na opinião da grande maioria foi a palestra do Bobby Chiu. Ele é nada mais nada menos que  o criador das concepts arts da longa Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton. Chiu também trabalhou em filmes da Warner Bros., Sony Animation e em jogos da EA, além de ter realizado diversos outros projetos pela Imaginism Studios, sua empresa.
Estudo do Gato de Alice no
País das Maravilhas
Sua história de sucesso começou bem cedo, quando, durante a infância, Chiu pintava as paredes da sala de estar de sua casa. Para estimular o lado criativo do pequeno sem gastar fortunas com tinta para as paredes, seus pais as forravam com papel, que era constantemente trocado. Seu primeiro trabalho relacionado à arte aconteceu ainda na adolescência, quando criou brinquedos para Disney, Pixar e Warner Bros. Mesmo assim, tentou seguir a carreira de seu pai e ingressou na faculdade para estudar Administração, mas logo mudou para o curso de Animação.

Buscando inspiração em tudo o que o cerca, Chiu acredita que qualquer coisa pode servir de estímulo para a criação de um personagem. Sobre o futuro, se mostra animado com as rápidas mudanças pelas quais o mercado de arte tem passado nos últimos anos, e espera que a tendência continue. Em suas próprias palavras, os avanços tecnológicos"tornam possíveis ações inovadoras e permitem que artistas de todas as partes do mundo compartilhem suas idéias e multipliquem sua criatividade".
Durante a palestra, Bobby Chiu elogiou muito a paixão dos artistas brasileiros, dizendo que este foi um dos motivos de sua vontade em conhecer o país. O designer também contou que tem uma ligação especial com a cidade de São Paulo, já que o primeiro exemplar de seu primeiro livro foi vendido pela web para um morador da cidade.
Chiu e Acedera comentaram suas criações preferidas para o filme de Burton, entre elas algumas descartadas pelo diretor e pelos estúdios Disney.
Enquanto Chiu explicava seus trabalhos, Kei Acedera desenhava ao vivo criando em poucos minutos personagens super expressivos e impressionando o público da palestra. Reforçando sempre que a habilidade mais importante para o artista é saber visualizar e que é fundamental desenvolver o conhecimento das técnicas antes de pensar no estilo, Chiu deu dicas de mercado, técnicas de como cobrar pelo trabalho, entender o cliente(etc.)
Eu e minha amiga não perdemos a oportunidade e além de tirar foto ao lado deste grande profissional (momento único que vou guardar pelo resto da vida com muito muita emoção), recebemos cada uma, um autógrafo dele.

Eu, Bobby Chiu e Maria Fernanda(Mafeh)
Assinatura de Bobby Chiu

Assista abaixo um pedacinho da palestra de Bobby Chiu. O vídeo também está escuro, porém se você for bom em Inglês, terá um bom aproveitamento!

                                                           Paulo Caruso                                                             
Assistir a palestra do caricaturista Paulo Caruso também foi show de bola. O cara é literalmente uma comédia! Fomos presenteados com performances a cappella que ele usava para falar de diversos trabalhos que apresentou.

Paulo mostrou que a ironia usada em suas charges também se faz presente em suas canções. O artista falou sobre a importância da liberdade de expressão para o seu trabalho, que tem como meta a reflexão. Foi bem divertido!

Assista abaixo um pedacinho da cappella que filmei... Pena que o vídeo ficou escuro...


                                                           Jason Manley                                          

Jason Manley, foi outro dos GRANDES palestrantes do evento. Presidente da Massive Black Inc., fundador da Conceptart.org, do The Art Departament, do One Big Mob e da C.A. Social.
Para se ter uma noção do tamanho da Massive Black Inc, empresa que Jason ajudou a construir, atualmente ela acumula em sua lista grandes clientes da indústria de games, filmes e design, incluindo as 20 maiores empresas de criação de videogames e mais de 175 estúdios e empresas. Entres seus clientes, destacam-se id Software, Activision, Black Isle Studios e Microsoft.
Além de um ser pensante dentro da Massive Black, e de todas as empresas onde trabalha, Jason Manley ainda arruma tempo para ser um ilustrador e concept artist de primeira qualidade. Atualmente ele vive em quatro lugares diferentes - Shangai, Bangkok, São Francisco e Austin.
A palestra dele foi super agregadora. Ele deu várias dicas, nos incentivou a participar de mídias sociais para divulgação de trabalho, falou sobre a importancia de cada uma... Foi super motivador!




                                                           Luli Radfahrer                                          
O Luli também nos divertiu com sua irreverente apresentação. Inteligentíssimo, mostrou propriedade em tudo que disse e deu uma verdadeira aula sobre Design.
Luli Radfahrer é Ph.D. e professor em comunicação digital pela ECA-USP. Fundou a Hipermídia, uma das primeiras agências de comunicação digital do país. Depois, iniciou seu estúdio, onde atendeu AlmapBBDO, MTV, FIAT, VISA, Volkswagen e outras. Em 1999 foi para a StarMedia de Nova York assumir a Vice-Presidência de Conteúdo. De volta, criou a dpz.com, da agência DPZ e trabalhou como consultor para o McDonald’s e outras empresas. Colunista do jornal Folha de S. Paulo e do Programa Login da TV Cultura, Luli, hoje, é considerado referência para a área de arte e tecnologia no país.

                                                           Felipe Bedoya                                      


Felipe Bedoya é estudante de Design Gráfico nas Belas Artes de Cali, Colômbia e sua arte dividem opiniões. Com apenas 23 anos, o artista conseguiu ter seu trabalho publicado e reconhecido em revistas do mundo todo, como Viziomag, Zupi, Gooo, El Clavo, Oga, In Format, entre outras. Dedicado à ilustração, Bedoya também trabalha como freelancer para várias campanhas publicitárias. Atualmente o designer promove diversas exposições de sua arte Lowbrow pelo mundo.
                                                           Indio San                                        
Indio San, ou Everson Nazari, é um dos mais promissores talentos do design gráfico brasileiro. Acreditando que a ilustração é um serviço claramente artístico, Indio já desenvolveu trabalhos para grandes empresas, tais como Abril, Globo e Grupo Folha. Atualmente o artista promove projetos mais autorais, explorando fotografia, pintura digital, desenho, esculturas articuladas e arte seqüencial.
Indio San autografando seu livro
Autografando seu livro no Stand da Zupi

                                                           CISMA                                        
Denis Kamioka (Cisma) é brasileiro e diretor de filmes com carreira internacional. Trabalhou em Los Angeles, Itália, Barcelona e atualmente desenvolve projetos em Nova York, Londres e Amsterdã. Fez parte da equipe criativa da marca de roupas Diesel na Itália, onde morou por um ano. Desde 2006 é representado por uma das maiores produtoras de animação do mundo, a Psyop. Nike, GM, Adobe, ESPN e MTV também já foram clientes do artista, que esteve presente contando um pouco mais sobre sua carreira no Pixel Show Internacional.

                                                           Dimitre                                         
Dimitre Lima trabalha com Arte, Design e código (programação). Une essas áreas do conhecimento trabalhando metodologias, materiais e técnicas. Realizou projetos para clientes como HBO, MTV, Trama, Nike. Participou de eventos como FILE 2003 / 2005, Emoção Art.Ficial, Campus Party, Stuttgart Filmwinter, MediaRuimte (Bélgica), Perspectives (Bulgaria), Interactive Media Circle (Emirados Árabes) e Bienal Letraslatinas. Dimitre é mais um grande artista que participou do Pixel Show!


                                                           Dan Goldman                                          

Dan Goldman é ilustrador digital e quadrinista norte-americano. Suas ilustrações estampam com freqüência as páginas de importantes veículos como New York Magazine, GQ, TIME e Entertainment Weekly. Seus trabalhos com quadrinhos também aparecem na mídia dos Estados Unidos e do mundo. The New York Times, NPR, Wired, The Huffington Post, Financial Times, The Guardian, Village Voice, Newsweek, Folha de S. Paulo, Rolling Stone, The Los Angeles Times, GQ e Forbes são parceiros constantes do artista. Dan Goldman é ilustrador digital e quadrinista norte-americano. Suas ilustrações estampam com freqüência as páginas de importantes veículos como New York Magazine, GQ, TIME e Entertainment Weekly. Seus trabalhos com quadrinhos também aparecem na mídia dos Estados Unidos e do mundo. The New York Times, NPR, Wired, The Huffington Post, Financial Times, The Guardian, Village Voice, Newsweek, Folha de S. Paulo, Rolling Stone, The Los Angeles Times, GQ e Forbes são parceiros constantes do artista.



                                                           Florentijn Hofman                                           
O holandês Florentijn Hofman ganhou fama mundial por suas enormes instalações e intervenções, realizadas principalmente na região dos países baixos. Suas inusitadas obras impedem categorizá-lo como o típico artista de galeria, o que se torna um aspecto importante em seu trabalho.
Ele mostrou seu trabalho exposto em vários cantos do mundo, falou sobre eles com vídeos... E quem passou pelo parque Mário Covas na Avenida Paulista, em São Paulo pôde acompanhar a construção do "Fat Monkey", sua mais nova intervenção urbana.
É claro que não pude perder a oportunidade e fui até lá conferir pessoalmente. Veja as fotos logo abaixo!;)

                                                           Marcio Scavone                                           

Célebre por revelar a personalidade de seus retratados, Marcio Scavone fez a abertura dos palestras com um vídeo composto de inúmeros trabalhos. Ele é um dos maiores nomes da fotografia brasileira. Suas experientes lentes já registraram artistas como Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Paulo Autran, Oscar Niemeyer, entre outros.

                                                           Imagens tiradas na feira                                           





Gostou do post?! Então curta o JB no Face e faça essa blogueira feliz! Não vai levar nem um segundo! Basta clicar no botão "Curtir" logo abaixo! ;)

10

Deixe seu comentário no Formulário abaixo: