10

Encontrado fóssil de tecodonte com 230 milhões de anos


O fóssil de um tecodonte, com idade estimada em 230 milhões de anos foi encontrado por paleontólogos gaúchos, na semana passada, no município de Dona Francisca, na região central do Rio Grande do Sul, a 257 quilômetros de Porto Alegre.
Professores e alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) escavam a região, rica em fósseis, já há alguns anos. Ancestral do dinossauro, praticamente todo o esqueleto do tecodonte, com cerca de 6 metros de comprimento, encontra-se em bom estado de conservação.


Para o professor Eliseu Vieira Dias, do Instituto de Geociências, esta foi a mais importante descoberta dos últimos 30 anos. Falta apenas definir se o animal é da espécie Prestosuchus chiniquensis ou Karamuru vorax.O responsável pela descoberta foi o palenteólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sérgio Furtado, que faz escavações na região a cerca de cinco anos.
Em 2000 ele encontrou a ponta de uma vértebra do tecodonte mas só à semana passada, conseguiu descobrir os restos do animal. Há dois anos outros fósseis de filhotes de tecodonte foram desenterrados na mesma região.
FONTE: Ecoviagem
_____________________________________________________________

Este enormes animais me encantam tanto quanto me amedrontam!!!^^


Gostou do post?! Então curta o JB no Face e faça essa blogueira feliz! Não vai levar nem um segundo! Basta clicar no botão "Curtir" logo abaixo! ;)

10

Deixe seu comentário no Formulário abaixo: